segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Cultura deve ser reciclada para que a história não se perca

Na semana de comemoração do aniversário da cidade, hoje foi a exposição no MHIS (Museu da História, Imagem e som) dos artistas da cidade e fiz questão de estar presente, por muitos motivos, cresci vendo minha mãe (Silvia Strass) o Tubarão e muitos outros artistas da cidade se esforçando para fazer, manter e dar continuidade a cultura em todos os sentidos da palavra. http://crioexponhoexisto.blogspot.com/

Não é novidade para ninguem que minha esposa Makiko ocupou o cargo de Secretária de Cultura do municipio e durante este periodo, como ela mesma explicou hoje durante a exposição, entre tantas dificuldades que encontrou no setor,  ela também  me falou sobre a antiga "Bomba de combustivel" senão a primeira da cidade, que se encontrava abandonada em um canto do prédio e sobre necessidade de se restaurar antes que perdessemos ainda mais do pouco de registros que nos resta.

Eu sempre gostei muito de objetos antigos e essencialmente de restaura-los, para que outros possam ter acesso, e quando coloquei meus olhos na "antiga bomba" de imediato me comprometi em restaura-la;  o trabalho foi realizado por um funileiro e feito com tintura automotiva, visto que a Bomba vai ficar exposta no jardim, sendo assim, a tintura automotiva é mais resistente aos efeitos do tempo.

Durante a abertura da exposição me emocionei por muitos motivos, pois passou um filme na cabeça, eu estava em um ambiente absolutamente familiar, entre amigos tão queridos, e ali estava claro o esforço e empenho de pessoas em manter a história da cidade viva.

Campos do Jordão é uma cidade rica não só na beleza como também em sua história e são raros os administradores públicos que dão a cultura de um municipio o valor devido, eu me preocupo muito com o futuro, pois não podemos deixar perder as nossas raizes culturais.


A bomba de combustivel ficou muito bonita, bem exposta, todos podem e devem ter acesso, vale muito apena  ir até o museu para ve-la.
Espero que no futuro outros também tomem como exemplo e ajudem a manter e restaurar não só a história como a cultura em todos os sentidos da palavra.
Quero aqui parabenizar os Artistas da cidade pelos trabalhos lindos que fazem e expõem, A Makiko e a Flávia por tudo que já fizeram, os  funcionários da Secretária de Cultura pelo trabalho, pelo empenho, pela dedicação e pela hospitalidade com que sempre recebem a todos. 

 Foi um imenso prazer poder compartilhar com todos,  momentos de tamanha emoção, Parabens Campos do Jordão por mais este aniversário.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  2. Parabens Ivo,pela iniciativa ,a historia da cidade é sua alma e sem alma essa querida cidade nossa não vai melhorar como todos que a amamos queremos ... ,Lily Pimentel

    ResponderExcluir