segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Câmara Itinerante - Conheça o Programa, saiba de seus objetivos


O que é?
O Programa “Câmara Itinerante” é um instrumento da Câmara Municipal, a ser implementado pelo Presidente e demais Vereadores, voltado para a interiorização do Poder Legislativo, de suas atividades e interação com a comunidade, buscando ouvir reais necessidades dos munícipes, assim facilitando a concretização de nossas metas com o povo. Este será desenvolvido ao longo do ano, com datas pré-fixadas, e subdividirá o Município em diversos pólos, visando assim melhor atender aos munícipes.

Quais os seus objetivos?
O Programa “Câmara Itinerante” atingirá diversos objetivos, sendo eles:
a) Popularizar os trabalhos Legislativos, aproximar o contato direto do Vereador com a população de cada região urbana e rural;
b) Promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade, abrindo a perspectiva de trabalharem juntos em prol de uma cidade melhor, a partir da discussão comum dos problemas que envolvem o Município, com o intuito de encontrar uma solução homogênea;
c) Propiciar ao Vereador, conhecer de perto o comportamento de cada comunidade, suas reações, opiniões e anseios, propiciando uma intimidade que desemboque em realizações e conquistas mútuas;
d) Antever as aspirações populares, visando intervir junto a cada comunidade, como interlocutor no estudo de seus problemas, encaminhando suas propostas aos setores competentes da Administração Municipal.

Onde acontecerá?
As sedes e regiões distintas serão identificadas de forma a englobar as comunidades com problemas comuns.

Como se dará a participação dos Vereadores?
Os Vereadores serão convidados a participar das reuniões de trabalho do Programa “Câmara Itinerante”.Para este fim, ouvirão assuntos diversificados da população em tempo a ser determinado, e em segunda parte discutirão junto à população assuntos definidos, visando um foco primário para resolução das reais necessidades da população.
Caso o Presidente ou seu representante perceba que o assunto se distanciou do objetivo principal, poderá dar prosseguimento ao evento, passando a palavra ao próximo munícipe.

Como se dará a participação da comunidade?
Em todas as reuniões de trabalho serão convidadas a participar as lideranças comunitárias, assim como os agentes públicos que residam em cada região, bem como profissionais liberais, empresários, autoridades classistas, políticas, eclesiásticas, da segurança, judiciárias, enfim, os cidadãos identificados como agentes ativos das mesmas regiões comunitárias.

Sobre a organização das reuniões de trabalho.
As reuniões serão organizadas pelo Presidente da Câmara Municipal, com apoio e participação das entidades representativas dos moradores e das escolas instaladas em cada uma das regiões, cujas direções queiram auxiliar o Poder Legislativo.A Câmara disponibilizará funcionários assim como equipamentos que serão instalados onde se realizará a Câmara Itinerante, que deverão estar aptos para auxiliar os Vereadores e participantes do evento, principalmente relacionadas com informações e mecanismos de funcionamento do Poder Legislativo.
Uma equipe da Câmara Municipal fará antecipadamente visita ao local definido para a realização do evento, a fim de conhecer suas condições físicas e estruturais, para oportunamente instalar o equipamento e o fornecimento de material necessário.

Compromisso da Câmara com a comunidade.
As Reuniões de Trabalho servirão para debater assuntos mais importantes de cada região comunitária, sempre na busca de suas soluções, e na análise global da estrutura de cada região com o intuito de prepará-las para o futuro.
No encerramento, de comum acordo entre Vereadores e munícipes, serão divulgadas listas de assuntos a serem tratados, possibilitando integração da população com a Câmara, fortalecendo nosso comprometimento em atender a população. Também será marcada nova reunião, para divulgar as soluções, informações e dar ciência das providências tomadas perante as solicitações dos munícipes feitas na ocasião.

Justificativa do Projeto
Este projeto de resolução visa manter uma interação entre os munícipes e o Poder Legislativo, ampliando o mecanismo de decisões deste último, onde as pessoas poderão acompanhar, de perto, as atividades dos Vereadores em sessões realizadas dentro e fora do Plenário da Câmara.
O projeto faz parte de um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pela Casa, a fim de promover a modernização e a integração do Legislativo no Município.A idéia fundamental é romper barreiras entre o parlamentar e a sociedade, já que o cidadão desconhece, na maioria das vezes, a realidade dos trabalhos desenvolvidos em Plenário. Faz-se necessário ressaltar que a iniciativa beneficia o parlamentar que passa a conhecer a presenciar as dificuldades vivenciadas pelos diferentes grupos dos diferentes bairros.
Isto, com efeito, contribuirá para conscientizar a comunidade da importância de sua participação política, além de apresentar a Câmara Municipal como uma instituição mais transparente aos olhos dos cidadãos.
O fato de se realizar as reuniões nos bairros possibilita, ainda que de forma tímida, o despertar dos cidadãos para que intervenham no processo político de sua comunidade. É importante ter em mente a idéia de que a contínua participação leva ao aprendizado, ainda mais se for acompanhada por outras formas de envolvimento das lideranças comunitárias.É imprescindível citar o evidente incentivo à “democracia participativa” que esta Resolução terá, mostrando não só à nossa comunidade, mas a todo o País, que a única arma que temos não é apenas a do voto, como se tenta fazer entender.
A própria Constituição Federal de 1988 expressa de forma genérica o direito do homem à participação democrática: “Todo poder emana do povo, que exerce por meio de seus representantes eleitos, ou diretamente, nos termos desta Constituição” (artigo 1º, parágrafo único).
De igual modo se expressa a Declaração dos Direitos do Homem, quando estabelece que “toda a pessoa tem o direito de tomar parte na direção dos negócios públicos do seu País, quer diretamente, quer por intermédio de representantes livremente escolhidos” (art. 21 – I).

4 comentários:

  1. Caro Presidente está iniciativa já responde a minha indagação em postagem anterior, se possivel, poderia ser colocada uma data na agenda para atender os queixumes da população que reside nos conjs habitacionais, Dr. Oswaldo Gomes da Silva, Mario Covas I e II e Santa Marta, Vilas Matilde e Albertina, pois ainda da tempo de juntos encontrarmos uma saida para as mazelas que tanto nos afligem, tanto estrutural como Social, pois como vai, em breve teremos 440 familias desabrigadas e causando um transtorno ao municipio, mas se tentarmos conseguiremos resolver os problemas em tempo, salvando assim as familias que aqui residem, abrç.

    ResponderExcluir
  2. É o primeiro passo, mas acredito em algumas dificuldades no que diz respeito às reuniões na comunidade onde tenho certeza que será bastante complicado manter o foco nos assuntos realmente importantes para a comunidade e não nas particularidades de alguns, fato que demandara um bom tempo dos participantes desgastando e tirando o ânimo para a continuidade do programa.
    A iniciativa é valida, porem creio que seu sucesso neste molde será somente a médio e a longo prazo.
    Para não ficar somente nas criticas sugiro a instalação de mini fóruns comunitários onde as associações juntamente com a comunidade e assessorados pela Câmara realizarão um levantamento dos problemas e definiram quais destes problemas são prioridade para os moradores da região, após este levantamento e com um plano de ação já definido seriam realizadas as reuniões junto a Câmara.
    Garanto que o desgaste será minimizado e os objetivos alcançados mais rapidamente.
    Porem lamentavelmente também lembro que a esmagadora maioria das associações de bairro que seriam ferramentas importantíssimas para o sucesso deste projeto estão completamente desorganizadas, fruto do abandono e da falta de políticas sociais voltadas ao terceiro setor. A desarticulação do COMSAB orquestrada por sei lá quem com certeza agora terá seus desdobramentos.

    ResponderExcluir
  3. Os projetos para darem certo requerem paciência e determinação, manter o foco das reuniões é fato, ainda que alguns tentem desviar atenções pra problemas individuais, mas vale lembrar que contamos com demais vereadores, funcionários da Câmara e se possivel grande parte da população, ainda que no inicio tenhamos alguma dificuldade da participação em massa, mas como vc mesmo disse a longo prazo vamos todos nos adaptando, o objetivo é ouvir o povo e resolver os problemas dos bairros de maneira mais rápida, quanto ao agendamento de datas já estamos estudando o calendário e dentro em breve anunciaremos as datas, quanto a sugestão de mini foruns, creio que apartir do momento em que estivermos em cada bairro, reunidos com a população será naturalmente uma consequencia, o objetivo deste são as opniões, as soluções e as novas linhas de raciocinio.
    Obrigado ao Sr. Paulo e ao Sr. Reginaldo pela participação

    ResponderExcluir